Transnacionalização do capital e fragmentação dos trabalhadores: ainda há lugar para os sindicatos?, de João Bernardo, é uma provocação crítica ao pensamento dominante. Ao tratar do capital global, mostra a potência adquirida pelas empresas capitalistas e seu amplo controle sobre os governos nacionais.
Para João Bernardo, todos os fracassos do movimento operário resultam do fato dele não ter sido capaz de agir conjuntamente contra seus dois inimigos - “um que lhe aparece no exterior e outro que é gerado no seu próprio seio” -, além de ter repetidamente permitido que as burocracias geradas no seu interior se convertessem em classe exploradora.
Através de um raciocínio implacável, o autor busca desvendar a dialética social do capitalismo, que consiste na possibilidade de reforçar os mecanismos da exploração com elementos gerados no interior do próprio processo de luta contra a exploração.
Crítico áspero dos defensores da tese do “fim do proletariado”, João Bernardo mostra como os trabalhadores, em suas ações, constituem-se no pólo central das transformações anticapitalistas. Ao mesmo tempo, se questiona sobre o futuro dos sindicatos, seus caminhos e principais desafios. Sua temática é, portanto, relevante e polêmica.
Sobre o autor
João Bernardo nasceu em Portugal, em 1946. Foi expulso das universidades portuguesas em 1965 por motivos políticos, exilando-se em Paris de 1968 até 1974. Autodidata, é um dos cientistas sociais portugueses mais conhecidos no Brasil e tem sido convidado a lecionar em cursos de pós-graduação de várias universidades brasileiras. É responsável por uma vastíssima obra, editada em diversos países, da qual se destacam Marx crítico de Marx (3 vols. Porto, Afrontamente, 1977), Capital, sindicatos, gestores (São Paulo, Vértice, 1987) e Economia dos conflitos sociais (São Paulo, Cortez, 1991).
Sobre a Coleção Mundo do Trabalho
Coordenação de Ricardo Antunes
Estudos sobre o trabalho, a sua centralidade na sociedade capitalista, a análise do sindicalismo, questões de gênero e o impacto das transformações trazidas pela globalização são alguns dos temas desta coleção, que publica autores centrais para a discussão.