Felipe Bragança debate Claun, luta popular e carnavalização

15.04.2015

Livraria Martins Fontes

Na quarta-feira dia, 15 de abril, a Avenida Paulista será tomada pelo imaginário popular carioca. Nos 450 anos do Rio de Janeiro, o cineasta Felipe Bragança conduzirá uma atividade de revisão da ocupação urbana carioca a partir das lutas e movimentos populares do carnaval carioca. O foco do encontro é a mitologia e as tradições dos grupos conhecidos como clóvis (ou bate-bolas), e sua identidade contemporânea, pop e fragmentada, que inspirou a criação do projeto transmídia CLAUN, composto por uma web-série (exibida como filme no Festival de Rotterdam 2013), HQ (publicada em 2014 pelo Barricada, selo de quadrinhos da Boitempo) e game (em desenvolvimento).

A partir da cultura de sobreposição de camadas e de drible da cultura hegemônica dos bate-bolas, a experiência conduzirá os participantes em uma análise sobre novas formas de narrativa e de mitologia urbana. O evento contará com a exibição de trechos da web-série CLAUN e apresentação de outros elementos de sua criação.

Serviço

PROJETO TRANSMÍDIA, LUTA POPULAR, CARNAVALIZAÇÃO: história e reflexões em torno do projeto transmídia CLAUN e suas origens históricas
Com Felipe Bragança
15 de abril | 19h30 - masterclass e 21h - sessão de autógrafos
Livraria Martins Fontes | Av. Paulista, 509 - São Paulo – SP
Evento gratuito, sujeito à lotação do auditório.