Leonardo Padura no Brasil

"O homem que amava os cachorros" em debate

12.04.2014 - 16.04.2014

Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

Responsável por renovar a literatura cubana e apontado como um dos autores mais importantes de sua geração, Leonardo Padura visita o Brasil entre 12 e 16 de abril para lançar o celebrado O homem que amava os cachorros, obra que o consolidou definitivamente no cenário literário internacional. 

No sábado, dia 12, às 18h30, Padura estará na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura para participar do debate “Trotski: entre a realidade e a ficção”. Em seguida, a Boitempo, em parceria com o Sesc-SP, traz o romancista cubano para um bate-papo em São Paulo, no dia 15. O evento será realizado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, às 20h, com participação da jornalista Sylvia Colombo, do escritor Ricardo Lísias e do historiador Gilberto Maringoni. No dia 16, Padura se apresenta na Casa do Saber O Globo, no Rio de Janeiro. O evento contará também com a participação do jornalista Leonardo Cazes e de Frei Betto. 

Publicado em vários países (como Espanha, Portugal, França, Estados Unidos e Alemanha), O homem que amava os cachorros é resultado de mais de cinco anos de rigorosa pesquisa histórica e recebeu diversos prêmios internacionais: Prix Initiales (França, 2011), Prix Roger Caillois (França, 2011), Premio de la Critica (Cuba, 2011), XXII Prix Carbet de la Caraïbe (2011) eV Premio Francesco Gelmi di Caporiacco (Itália, 2010). Em 2012, pelo conjunto de sua obra, Padura recebeu ainda o Premio Nacional de Literatura de Cuba. Os direitos de adaptação para o cinema de O homem que amava os cachorros foram recentemente adquiridos pela produtora francesa Compagnie des Phares et Balises.

A história do livro gira em torno de três eixos: a partir de um encontro enigmático com um homem que passeava com seus cães, Iván, um cubano aspirante a escritor, retoma os últimos anos da vida do revolucionário russo Leon Trotski, seu assassinato e a história pouco conhecida de seu algoz, o militante comunista catalão Ramón Mercader. Ao narrar um dos crimes mais reveladores da história recente, Padura realiza uma ambiciosa e fascinante investigação sobre as contradições das utopias que moveram o século XX. Três processos mitológicos – a Revolução Espanhola, a Revolução Russa e a Revolução Cubana – são vistos com lupa neste romance, que combina perfeitamente o rigor histórico com o talento ficcional. Uma história de amor, de loucura e de morte, que apresenta ainda uma perspectiva honesta da vida cubana nas últimas três décadas, refletindo sobre as dificuldades econômicas, as questões de comportamento, os êxitos e as insuficiências de uma revolução tropical.

Nascido em Havana em 1955, Leonardo Padura Fuentes é pós-graduado em Literatura Hispano-Americana, romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema.

Serviço

12/4 | às 18h30 | Espaço Bienal – Auditório Nelson Rodrigues | Brasília (DF)
Debate “Trotski: entre a realidade e a ficção”, com Leonardo Padura
II Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Participação de Hamilton Pereira.
Confira a página oficial do evento no Facebook!

13/4 | às 16h | Livraria Cultura (Unidade Casa Park) | Brasília (DF)
Sessão de autógrafos de O homem que amava os cachorros, com Leonardo Padura
Evento gratuito
Confira a página oficial do evento no Facebook!

15/4 | às 20h | Teatro Anchieta – Sesc Consolação | São Paulo (SP)
Os Homens que Amavam a Revolução: Encontro com Leonardo Padura
Participação de Sylvia Colombo, Ricardo Lísias e Gilberto Maringoni.
Após o bate-papo haverá sessão de autógrafos com Padura.
Evento gratuito
Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do Teatro Anchieta.
Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 – Consolação, SP 
Realização: Boitempo e Sesc-SP
Apoio: Folha de S.Paulo
Confira a página oficial do evento no Facebook!

16/4 | às 20h | Casa do Saber O Globo | Rio de Janeiro (RJ)
Encontros O Globo com Leonardo Padura
Participação de Leonardo Cazes e Frei Betto.
Após o bate-papo haverá sessão de autógrafos com Padura.
Evento gratuito
Inscrições: encontros_oglobo@oglobo.com.br
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 1164 – Lagoa, Rio de Janeiro 
Realização: Boitempo e O Globo
Confira a página oficial do evento no Facebook!