Coleção Marx e Engels ganha versão digital pela Boitempo

10.04.2011

Panorama Brasil
Allan Hipólito

Editora busca baratear custo dos livros e conquistar público leitor com lançamentos em novo segmento

A Boitempo Editorial inicia a sua participação no mercado de e-books com o lançamento da Coleção Marx e Engels, composta por nove títulos escritos pelos filosofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. O objetivo da editora é o de baratear o custo final dos livros de seu catálogo e facilitar o acesso às obras, devido as dificuldades de distribuição que a editora tem encontrado no Brasil por seu tamanho continental.

"Embora tenhamos preferência pelo livro em sua forma física, estamos sempre abertos a explorar novos meios de atingir os potenciais leitores", afirma Ivana Jinkings, diretora editorial da Boitempo Editorial.

Para divulgar a sua entrada neste novo mercado e seus lançamentos, a Boitempo tem investido em redes sociais como o Twitter e o Facebook, além do uso frequente do blog da editora. "A partir de um estudo sobre o uso dessas ferramentas no mercado editorial brasileiro e internacional, desenhamos uma dinâmica própria para nossas atividades nestes meios", explica Ivana. Segundo a diretora, o uso das redes sociais contribui para estreitar os laços e fidelizar seus leitores, pois possibilita um canal aberto entre seu público fiel e a editora. "É uma forma eficaz de chegar a outros públicos, com o bom e velho 'boca-a-boca'", conta.

Referência no catálogo da editora, a Coleção Marx e Engels não foi escolhida por acaso. Para Ivana, ela é outra ação estratégica para atrair público. Os livros da coleção tiveram a tradução feita diretamente das edições originais em alemão e possuem material complementar que visa uma melhor compreensão da obra, como os primeiros estudos do hegeliano Bruno Bauer, que inspiraram a crítica marxista sobre a emancipação política dos judeus e o direito liberal.

Para alavancar ainda mais esta nova ação comercial, a Boitempo firmou uma parceria com a rede Saraiva que venderá com exclusividade os livros digitais no período de um mês. "Em contrapartida teremos destaque no site da livraria e uma exposição especial da Coleção Marx e Engels nas principais lojas da rede", diz Ivana.

Os títulos da coleção que ganham edição digital são os seguintes: Manifesto Comunista, A sagrada família, Os manuscritos econômicos-filosóficos, Crítica da filosofia do direito de Hegel, Sobre o suicídio, A ideologia alemã, A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, Sobre a questão judaica e Luta de classes na Alemanha.