Barricada: novo selo de quadrinhos nas livrarias

07.07.2014

Universo HQ
Marcelo Naranjo

A Boitempo Editorial lançará, neste mês, um novo selo de quadrinhos que levará o nome Barricada. O selo publicará quadrinhos nacionais e internacionais selecionados por um conselho editorial composto por Luiz Gê, Rafael Campos Rocha, Ronaldo Bressane e Gilberto Maringoni.

Como o próprio nome sugere, Barricada deverá apresentar títulos libertários e “de resistência”, que se destacam inovando o cenário independente de quadrinhos.

O leitor encontrará obras como Último aviso, com a ironia feminista da alemã Franziska Becker sobre temas bem variados da vida privada e social, como moda, dinheiro, relacionamentos, política, religião e mídia.

Também será lançado o primeiro volume da antologia Cânone gráfico, organizado por Russ Kick, abrangendo diversos séculos, países, línguas e gêneros e incluindo romances, contos, poemas, peças, autobiografias, discursos e cartas, obras científicas, filosóficas e religiosas.

O primeiro volume – com 51 histórias e cerca de 400 páginas – da trilogia leva o leitor por uma viagem visual, das primeiras experiências literárias da humanidade até o final do Século 18, sob o olhar de alguns dos mais reconhecidos artistas gráficos da atualidade, como Will Eisner, Robert Crumb e Peter Kuper. O livro cobre desde os grandes épicos como A epopeia de Gilgamesh, a Ilíada e As mil e uma noites, até peças de Shakespeare e obras como A Divina Comédia e Dom Quixote, passando pelas tragédias de Eurípides e Aristófanes.

Outro lançamento será CLAUN, sobre fábulas urbanas cariocas, parte do projeto brasileiro transmídia do cineasta Felipe Bragança, corroteirista do longa Praia do futuro.

A obra traz um conjunto de fábulas urbanas cariocas em torno da tradição, mitologia e lutas históricas dos grupos de clóvis e bate-bolas que tomam as ruas no carnaval. A fusão estética e ritualística dos clóvis cariocas surgiu de um caldo que juntava na região portuária do Rio a cultura negra dos ex-escravos, a portuguesa da pequena burguesia de comerciantes e as influências difusas e diversas dos marujos europeus.

Os títulos têm lançamento previsto para julho, agosto e novembro deste ano.