Necessito de Cuba para escrever, afirma Leonardo Padura em sabatina

06.07.2015

Ilustrada | Folha de S.Paulo
Guilherme Genestrini

"Sou um escritor cubano e necessito de Cuba para escrever", afirmou o autor Leonardo Padura, 59, em sabatina organizada pela Folha e pela Livraria da Vila na noite da última segunda (6).

"Tenho uma conexão quase visceral com a cultura cubana e é por isso que não penso em sair de lá."

O escritor e jornalista, que participou da última edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), falou em debate mediado por Clóvis Rossi, colunista da Folha, e Juliana Gragnani, editora-assistente da "Ilustrada".

Autor de O homem que amava os cachorros (ed. Boitempo), Padura comentou o fato de se sentir muitas vezes como se enxergasse "fantasmas nas ruas de Havana" e de não ser nem dissidente nem militante do regime castrista.

"Não tenho duplo discurso", disse o cubano, que é também colunista da Folha. "Tenho como princípio que qualquer coisa que eu diga aqui ou em qualquer outro lugar eu posso dizer em Cuba."

O homem que amava os cachorros trata do assassinato do revolucionário soviético Leon Trótsky e de seu assassino, Ramón Mercader.

A uma plateia que lotou os cerca de 60 lugares do auditório, ele também comentou o fato de pertencer a uma geração que viveu o que chamou de os benefícios da Revolução Cubana ("chegamos massivamente às universidades") e as dificuldades que vieram após a queda do Muro de Berlim.

"A vida se transformou numa luta cotidiana pela sobrevivência. Temos uma nostalgia pela época em que tínhamos acesso a bens que nos satisfaziam material e espiritualmente."

Segundo ele, há também uma nostalgia em muitos do que desertam. "Há pessoas que saem de Cuba com ódio de lá, mas que continuam lá, se sentindo espiritualmente ligadas a ela."

Sobre a sua habitual relutância em falar de política, afirmou: "Prefiro falar de literatura ou de cinema. Não sou um político".

Seu novo livro, Hereges (Boitempo), sobre refugiados judeus em Cuba, deve ser lançado em setembro no Brasil.