10 Autoras Negras Para Descobrir, Ler E Recomendar

11.11.2016

Modefica
Da Redação

Vivemos tempos de muita informação. No entanto, indicar autoras negras ainda pode ser um desafio. Há diversas vozes, estilos, gêneros literários. No entanto, boa parte da produção é independente e difícil de encontrar em grandes livrarias. Pensando no acesso, essa seleção inclui escritoras com obras em português e disponíveis nas lojas.

Aqui você encontra autoras premiadas por seus diferente trabalhados, desde clássicos da literatura com Alice Walker até nomes mais frescos como Noviolet Bulawayo. São caminhos capazes de abrir novas possibilidades e mais leituras.

Angela Davis

Uma referência para o feminismo negro e interseccional, Mulheres, raça e classe, de Angela Davis, acaba de ser traduzido para o português. Professora de filosofia, ativista e militante dos Panteras Negras e do Partido Comunista, Angela foi acusada de ser uma das idealizadoras de um ataque ao juiz Harold Haley e esteva na lista de criminoso mais procurados do FBI nos anos 1970.

Embora tenha sido inocentada das acusações, Davis sofreu represálias na Califórnia e foi proibida de lecionar. Ao analisar como a desigualdade, o machismo e o racismo dispõem de diversos mecanismos para a opressão da mulher negra, Davis aponta como a esquerda tradicional e o movimento feminista precisam observar como diversas exclusões são articuladas para combater efetivamente o racismo e a pobreza. Davis fala sobre o encarceramento da população negra nos Estados Unidos no documentário 13ª Emenda, de Ava DuVernay.

Confira a lista completa aqui.