A linguagem do império

Léxico da ideologia estadunidense

R$ 56,00

Com lançamento da Boitempo Editorial, chega às livrarias A linguagem do Império – léxico da ideologia estadunidense, obra mais recente do filósofo italiano Domenico Losurdo. Estudioso de Gramsci, Nietszche e Heidegger mas também crítico do pensamento liberal suposta e pretensamente universalista, o autor busca neste livro definir raízes, bases e fronteiras do discurso ideológico estadunidense, que atualmente dirige suas armas para o chamado Oriente.

Segundo Losurdo, os Estados Unidos utilizam-se de categorias como “terrorismo”, “fundamentalismo”, “ódio ao Ocidente” e “antiamericanismo” como “armas de guerra” para rotular não só seus inimigos como também os que não mostram disposição em cerrar fileiras neste combate aos que ameaçam seu modelo de sociedade. O autor parte exatamente da origem histórica e filosófica destas categorias para fundamentar sua análise do atual contexto, no qual “tudo não passa de uma linguagem, um discurso que busca justificar a pretensão de um domínio universal”, como aponta na orelha Marcos Del Roio, livre-docente em Ciência Política na UNESP.

“Quem não estiver com a América é automaticamente inimigo da paz e da civilização”, aponta Losurdo, que busca nesta importante obra refletir sobre os perigos desta política, a partir da qual “a lista dos possíveis alvos pode ser continuamente atualizada e aumentada”.