Filosofia, ideologia e ciência social

ensaios de negação e afirmação

István Mészáros

Coleção Mundo do Trabalho

R$ 54,00

Sétimo livro do filósofo húngaro István Mészáros publicado pela Boitempo Editorial, Filosofia, ideologia e ciência social traz ensaios que são voltados para temas e problemáticas distintas como filosofia, análise literária e ciências sociais, explorados de maneira rica e complexa, a partir de seus contextos históricos e de uma perspectiva crítica.

A preocupação fundamental de Mészáros nesta obra é o esclarecimento do poder da ideologia e de seu papel no processo dos ajustes estruturais. Segundo o autor, as condições de dominação estão estreitamente ligadas à intervenção de poderosos fatores de ordem ideológica. Esta questão perpassa o livro, atuando como elo entre os textos que tratam de assuntos diversos.

A partir da análise de autores como Weber, Parsons, Keynes, Kant e Hegel, Mészáros procura identificar as configurações ideológicas presentes nas diferentes expressões de conscientização do conflito social. Trata-se de um esforço de investigação das características essenciais das várias formas de ideologia – religião, política e arte – rejeitando assim um suposto confronto positivista entre ciência e ideologia.

Originalmente publicado em 1986, a reedição de Filosofia, ideologia e ciência social faz parte da Coleção Mundo do Trabalho, tem tradução de Ester Vaisman e orelha de Ruy Braga.