História, estratégia e desenvolvimento

para uma geopolítica do capitalismo

José Luís Fiori

R$ 62,00

A mais recente crise mundial pela qual o sistema capitalista ainda está passando, vem sendo, cada vez mais, alvo de diversos estudos ao redor do mundo. Procurando fazer uma síntese da geopolítica do desenvolvimento capitalista, História, estratégia e desenvolvimento para uma geopolítica do capitalismo, escrito pelo cientista político José Luís Fiori, mostra a origem do capitalismo e faz uma longa análise da história mundial por meio da ótica capitalista, expondo as estratégias e as razões por este sistema ter se desenvolvido. Fiori estuda desde a Europa do século VIII até a globalização dos dias atuais, passando pelo belicismo e pelo expansionismo das principais potências mundiais.

O fio condutor deste livro são algumas teses elaboradas pelo autor ao longo dos anos e aqui expostas: as duas primeiras, que mostram como as guerras de conquista contribuíram e, de certa forma, desenvolveram-se a partir do poder e da sua acumulação - considerando os diversos aspectos ligados intrinsecamente a ele, como a relatividade, limitação, assimetria, entre outros. Outra teoria presente na obra expõe a evolução do sistema interestatal capitalista; em seguida, exploram-se as grandes potências e as chamadas "explosões expansivas" econômicas do sistema. A última tese analisa a conjuntura contemporânea e das transformações mais recentes da economia internacional.

Ao longo de 71 artigos, Fiori analisa o desenvolvimento econômico de países que ocuparam, ou ainda ocupam, posições de liderança política e econômica dentro de suas regiões, entre eles Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, China, Argentina e Brasil. Por fim, o autor investiga as semelhanças e convergências entre o desenvolvimento da economia capitalista em grandes potências mundiais e em países latino-americanos.

Este novo estudo de José Luís Fiori se torna peça imprescindível para a compreensão da crise pela qual o capitalismo passa. Voltando às origens do sistema e abordando novas formas de evolução dele, História, estratégia e desenvolvimento é, ao mesmo tempo, uma reflexão ao passado e um olhar para o futuro.