Mundo dos homens

trabalho e ser social

Sérgio Lessa

Coleção Mundo do Trabalho

R$ 37,00
Livro indisponível

A categoria trabalho, devido à explosão do desemprego nos últimos anos, tem sido o centro do debate contemporâneo. É assunto principal de uma variedade de pesquisas, publicações, encontros e congressos científicos. Impossível pensar sobre o futuro da humanidade sem passar pela relação trabalho/sociedade.

Mundo dos homens: trabalho e ser social investiga exatamente a concepção da centralidade ontológica do trabalho para a humanidade, tal como delineada por Lukács em Para uma antologia do ser social, obra-prima que retoma o pensamento de Marx no século XX. Investigação interessada, além de tratamento sistemático da Ontologia, Mundo dos homens é também defesa apaixonada da importância do pensamento de Lukács para a atualidade.

Texto de orelha: Guido Oldrini
"É um verdadeiro prazer para um pesquisador europeu se deparar com um livro como este de Sérgio Lessa. Na Europa, após 1989, os textos que se referem ao socialismo estão sob forte contração. É necessário voltar-se para a América Latina, sobretudo para o Brasil, para encontrar ainda intacto, talvez fortalecido, o zelo dos estudos e das pesquisas de há um tempo, zelo do qual o livro de Lessa está entre os exemplos mais felizes. Bom conhecedor e divulgador da última grande obra teórica de Lukács, Para uma ontologia do ser social, Lessa tem a capacidade e a inteligência de ligar o estudo da teoria às suas repercussões na prática, nos problemas da vida dos homens, na sociedade em geral. A Ontologia de Lukács aponta o trabalho como modelo de toda a prática social; disso, Lessa tira inspiração para argumentar com perícia acerca de todo complexo problemático (valorização, estranhamento, liberdade, etc.) que socialmente procede deste modelo.Desse modo, seu livro abrange variados interesses: não apenas os interesses do público universitário e dos especialistas, mas também os daqueles que buscam no livro, que as fornece de modo muito especial, sugestões relativas à perspectiva de transformação da vida da sociedade."