O emprego no desenvolvimento da nação

Marcio Pochmann

Coleção Mundo do Trabalho

R$ 42,00

Partindo de dados alarmantes sobre o aumento do desemprego no Brasil, Marcio Pochmann faz uma análise criteriosa da relação entre a falta de trabalho e a adoção de políticas econômicas desfavoráveis ao país em seu novo livro, O emprego no desenvolvimento da nação, lançado pela Boitempo Editorial.

No ano 2000, o Brasil ocupava o terceiro lugar no ranking do desemprego mundial, apesar de contar com a quinta maior população do globo. Na época, apenas 54% dos ocupados brasileiros recebiam salários. Já em 1980, dois em cada três trabalhadores recebiam salários e entre os assalariados, 70% tinham emprego formal.

Entender os fatores que possibilitaram tais transformações é um dos objetivos de Marcio Pochmann em O emprego no desenvolvimento da nação. O livro vai além ao se colocar o desafio de pensar em uma alternativa econômica que leve em conta as características e necessidades do Brasil e principalmente, que possa reverter a situação do desemprego e dividir renda.

O autor propõe, assim, o abandono da economia do bonsai, calcada na condenação do investimento público e na manutenção de um salário mínimo baixo, e a adoção da economia da jabuticaba, brasileira por essência, que combinaria democracia com crescimento econômico sustentado. Em O emprego no desenvolvimento da nação, Marcio Pochmann faz uma contribuição fundamental para a discussão dos aspectos fundamentais relacionados à dinâmica do emprego no Brasil.