Latinoamericana

enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe

Carlos Eduardo Martins,Emir Sader,Ivana Jinkings eRodrigo Nobile

R$ 230,00
Livro indisponível

Obra vencedora de dois prêmios Jabuti:
Melhor Livro do Ano de Não Ficção e Melhor Livro do Ano de Ciências Humanas, ambos em 2007.

A Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe foi escolhida Livro do Ano de Não Ficção pelo 49º Prêmio Jabuti. Concedido pela Câmara Brasileira do Livro, o Jabuti é o prêmio mais tradicional e importante do setor editorial brasileiro.

No discurso de agradecimento, Emir Sader, em nome dos coordenadores e autores da obra, disse que esse era o "reconhecimento da importância da América Latina, do trabalho coletivo e da pequena grande editora que é a Boitempo".

Na cerimônia de entrega, na Sala São Paulo, a Latinoamericana também recebeu o Jabuti de primeiro lugar na categoria Ciências Humanas.

A enciclopédia, coordenada por Emir Sader, Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, consumiu três anos de trabalho. Uma obra de dimensões únicas, com 980 verbetes, 1.040 fotos em cor, 95 mapas e 136 tabelas exclusivas, 21 gráficos e fichas com dados gerais atualizados sobre cada país da região. Um conjunto de quase 1.400 páginas, escritas por autores de cerca de 20 países, tratando da América Latina que emerge como um conjunto por meio de instituições e ações próprias. Um esforço editorial de coordenação, conteúdo e qualidade, na criação de um material inédito e de referência sobre a nossa região.

Um trabalho que reúne, entre os 123 autores que assinam os ensaios e verbetes, alguns dos mais expressivos intelectuais latino-americanos: Álvaro García Linera, Ana Esther Ceceña, Anibal Quijano, Atilio Boron, Chico de Oliveira, Fernando Martínez Heredia, Flávio Aguiar, Gerardo Caetano, Héctor Alimonda, Iná Camargo Costa, Luiz Alberto Moniz Bandeira, Marcio Pochmann, Marco Gandásegui, Mike Davis, Néstor García Canclini, Ricardo Antunes, Theotonio dos Santos, Tomás Moulian, Vivian Martínez Tabares, Wilson Cano e muitos outros.

Recuperar a riqueza cultural e propiciar o intercâmbio de conhecimentos produzidos na América Latina são alguns dos méritos da Latinoamericana.

Notícias (22)