Quem é Nancy Fraser?
Conheça Nancy Fraser, expoente do feminismo e da teoria crítica essencial aos debates sobre justiça. Não perca os descontos de até 40% em obras escritas por ou sobre mulheres no #8M da Boitempo!
.
Nancy Fraser nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos, em 1947. Graduou-se em 1969 no Bryn Mawr College, uma faculdade privada exclusiva para mulheres, e defendeu seu doutorado em 1980 na City University of New York (CUNY). Lecionou no departamento de filosofia da Universidade de Northwestern por muitos anos antes de se mudar para a New School for Social Research, em 1995, onde é professora titular de filosofia e política. Também já foi professora visitante em universidades na Alemanha, França, Espanha e Holanda.
Expoente do feminismo, tema com o qual trabalha desde o início da carreira e pelo qual milita politicamente, e da teoria crítica, a autora publicou diversos trabalhos de grande impacto nessas e em outras áreas da filosofia política e social. Preocupada com as concepções de justiça, Fraser argumenta que a justiça é um conceito complexo que deve ser entendido sob três dimensões separadas, embora interrelacionadas: a distribuição (de recursos produtivos e de renda), o reconhecimento (na linguagem e em todo o domínio do simbólico) e a representação (na política e no poder de tomar decisões).
Pela Boitempo publicou Feminismo para os 99%: um manifesto (2019), em coautoria com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya, Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica (2020), em coautoria com Rahel Jaeggi e o mais recente: Justiça interrompida (2022).
Para saber mais sobre a autora, confira aqui no Blog da Boitempo:
Um feminismo que visa libertar todas as mulheres deve ser anticapitalista, entrevista com Nancy Fraser
O que é capitalismo?, por Nancy Fraser
Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte, por Nancy Fraser
Bernie Sanders e o feminismo dos 99%, por Nancy Fraser e Lisa Featherstone
Por uma nova síntese à esquerda, por Pedro Paulo Zahluth Bastos
Nancy Fraser e o compromisso com a justiça social, por Flávia Biroli
Feminismo para os 99%: um manifesto, de Nancy Fraser, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya
Moradia inacessível, salários precários, saúde pública, mudanças climáticas não são temas comuns no debate público feminista. Mas não seriam essas as questões que mais afetam a esmagadora maioria das mulheres em todo o mundo? Inspiradas pela erupção global de uma nova primavera feminista, Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, organizadoras da Greve Internacional das Mulheres (Dia sem mulher), lançam um manifesto potente sobre a necessidade de um feminismo anticapitalista, antirracista, antiLGBTfóbico e indissociável da perspectiva ecológica do bem viver. O livro faz parte do combo Essenciais, juntamente com Reivindicação dos direitos da mulher, de Mary Wollstonecraft, Pensamento feminista negro de Patricia Hill Collins e Mulheres, raça e classe, de Angela Davis.
Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica, de Nancy Fraser e Rahel Jaeggi
Construída de modo não ortodoxo, a obra se apresenta como um verdadeiro debate entre as filósofas em torno do contexto atual do capitalismo, levando em conta problemas econômicos, sociais, políticos e ambientais. Estruturada em quatro capítulos – “Conceitualizando o capitalismo”, “Historicizando o capitalismo”, “Criticando o capitalismo” e, finalmente, “Contestando o capitalismo” –, essa conversa na teoria crítica induz o leitor a refletir sobre o que define o capitalismo, sobre as transformações e as permanências desse modelo ao logo da história, sobre como criticá-lo e como se contrapor a ele.
Justiça interrompida: reflexões críticas sobre a condição “pós-socialista”, de Nancy Fraser
Justiça Interrompida é uma reflexão crítica sobre o que a filósofa Nancy Fraser denomina condição “pós-socialista”. A autora procura compreender os desafios impostos pela derrocada dos socialismos no final dos anos 1980, pelo surgimento das políticas de identidade e pela fragmentação das frentes de luta progressista. Os textos e ensaios reunidos na obra, escritos entre 1990 e 1996, iluminam a polarização política e intelectual contemporânea, o quase abandono das reivindicações por redistribuição igualitária e o aumento de mobilizações sociais por reconhecimento, esvaziadas no termo “políticas identitárias”. Fraser nos oferece um quadro teórico abrangente para analisar as diferentes causas e soluções para as injustiças econômicas e culturais. Evitando posturas economicistas, que rechaçam políticas de reconhecimento como “falsa consciência”, bem como posturas culturalistas, que rechaçam políticas redistributivas como antiquadas, a autora desenvolve um modelo de crítica social que integra as duas dimensões.
Os três livros estão na lista de descontos de 20 a 40% entre os dias 7 e 14 de março.
Não perca o debate Por que o marxismo precisa ser feminista?, com Virgínia Fontes, Bruna Della Torre e Giovanna Marcelino (mediação), última atividade da programação do 8 de março! Dia 14 de março às 14h, na TV Boitempo:
Manifestos: comunismo, socialismo e feminismo, com Bhaskar Sunkara, Nancy Fraser e Osvaldo Coggiola
Lançamento de Justiça interrompida, com Ana Claudia Lopes, Flávia Biroli, Nathalie Bressiani e mediação de Beatriz Rodrigues Sanchez
Introdução a Nancy Fraser, com Yara Frateschi
Da reivindicação dos direitos da mulher ao feminismo marxista, confira a programação do #8M da Boitempo:
Da reivindicação dos direitos da mulher há 230 anos aos desafios do marxismo feminista com a ascensão do fascismo no Brasil e no mundo. O já tradicional #8M da Boitempo buscará apresentar o documento fundacional do feminismo, sua atualidade e seus limites, passando pelas origens do 8 de março na Rússia, pelos conceitos de patriarcado e reprodução social, pelas contribuições do feminismo negro às questões de gênero, raça e classe, com destaque para a interseccionalidade, até chegarmos às lutas feministas no Brasil contemporâneo. Ao longo de seis debates na TV Boitempo entre os dias 7 e 14 de março, apresentaremos as obras de Mary Wollstonecraft, Aleksandra Kollontai, Silvia Federici, Angela Davis, Patricia Hill Collins, Nancy Fraser e Flávia Biroli.
Além da programação de debates na TV Boitempo, fizemos uma seleção de ebooks por até R$19,90 nas principais lojas do ramo, descontos de até 40% em livros escritos por ou sobre mulheres e combos arrasadores em nossa loja virtual:
Deixe um comentário