A rebelião fantasma: 10 anos de junho de 2013 com lançamentos pelo país e série de lives
Para marcar o lançamento da coletânea "Junho de 2013: a rebelião fantasma" teremos um ciclo de lives durante todo o mês e lançamentos presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife!
A rebelião de 2013 chegou sem aviso prévio. Afinal, a economia emitia sinais de prosperidade, com taxa de crescimento. Mas em junho daquele ano, gigantescas multidões tomaram as ruas das principais cidades. O que havia começado como um movimento contra o aumento das passagens de ônibus se transformou em uma insurgência que sacudiria a vida política do país.
Entender o que havia ocorrido se tornou um dilema para estudiosos e agentes políticos. Era necessário compreender os impactos daqueles acontecimentos sobre o processo político dos anos seguintes. Após dez anos, é possível traçar um diagnóstico daquele momento? As manifestações foram uma explosão popular autônoma? É possível afirmar que Junho de 2013 contribuiu para o aumento e consolidação da extrema direita nas esferas de poder do país?




Essas e outras perguntas servem de bússola para os nove artigos e o ensaio visual que compõem a obra Junho de 2013: a rebelião fantasma, organizada por Breno Altman e Maria Carlotto. Além de textos dos organizadores, o livro traz contribuições de Camila Rocha, Jones Manoel, Lucas Monteiro, Mateus Mendes, Paula Nunes, Raquel Rolnik, Roberto Andrés e Vladimir Safatle, prólogo da ex-presidenta Dilma Rousseff, além de fotografias das manifestações feitas por Maikon Nery e texto de orelha de Isabela Kalil. Com diferentes perspectivas, os autores buscam desvendar aquele momento, que se tornou uma das maiores ondas de mobilização social dos últimos anos. A obra tem apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil.
Para marcar o lançamento da coletânea Junho de 2013: a rebelião fantasma teremos um ciclo de lives durante todo o mês com Camila Rocha, Ermínia Maricato, Jones Manoel, Leonardo Sakamoto, Lucas Monteiro, Mateus Mendes, Mauro Iasi, Paula Nunes, Roberto Andrés, Ruy Braga, Silvia Viana e Vladimir Safatle. A primeira é hoje, 6 de junho, com Breno Altman e Maria Carlotto, às 15h na TV Boitempo.
DAS CIDADES REBELDES À REBELIÃO FANTASMA
Das cidades rebeldes à rebelião fantasma, a nova série de lives da TV Boitempo analisará os 10 anos das manifestações que tomaram as ruas do Brasil e seus legados. O lugar das esquerdas, a ascensão da extrema-direita, a disputa de narrativas, a questão urbana, a participação do precariado e o fortalecimento do movimento negro serão debatidos por autores das coletâneas Cidades rebeldes, publicada ainda quando se desenrolavam as manifestações em 2013, e Junho de 2013: a rebelião fantasma, um balanço dos acontecimentos uma década depois.
LANÇAMENTOS PELO PAÍS
São Paulo
16/6, sexta-feira, às 19h
Debate com Breno Altman, Camila Rocha, Lucas Monteiro, Maria Caramez Carlotto, Paula Nunes e Raquel Rolnik.
Livraria Tapera Taperá
Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República
Rio de Janeiro
19/6, segunda-feira, às 17h
Debate com Breno Altman e Mateus Mendes
Livraria Leonardo da Vinci
Marquês do Herval – Av. Rio Branco, 185 – subsolo 1 – Centro
Recife
22/6, quinta-feira, às 18h
Debate com Jones Manoel e Heribaldo Maia
Livraria Jaqueira
R. Antenor Navarro, 138 – Jaqueira
Deixaram de fora os autores que escrevem sobre guerras híbridas, movimentos planejados e financiados a partir do exterior, infiltrados e quinta-coluna, controle total do espectro, como Dilma não resistiu e ajudou a preparar o golpe entre outros temas mais interessantes. Abraços
CurtirCurtir