Dossiê Revolução Russa // 1917: o ano que abalou o mundo
O Blog da Boitempo apresenta neste dossiê especial “1917: o ano que abalou o mundo“, uma série de reflexões feitas por alguns dos principais pensadores críticos contemporâneos, nacionais e internacionais, sobre a história e o legado da Revolução Russa. Aqui você encontra artigos, ensaios, reflexões, resenhas e vídeos, além de indicações de livros e eventos ligados ao centenário.
O Blog da Boitempo recupera quatro artigos jornalísticos do excepcional escritor Afonso Henriques de Lima Barreto, todos escritos no calor da hora entre 1918 e 1919. A enérgica e afiada defesa pública da Revolução Russa que emerge nesses textos se mostra tanto mais audaciosa por parte de Lima Barreto se considerarmos que a tônica geral das referências da elite intelectual da época aos acontecimentos de Outubro e ao recém estabelecido governo soviético era bastante depreciativa, para dizer o mínimo.
Seminário Internacional
1917: o ano que abalou o mundo
Entre os dias 26 e 29 de setembro, a editora Boitempo e o Sesc São Paulo realizam no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o Seminário Internacional 1917: o ano que abalou o mundo, sobre o centenário da Revolução Russa, um dos acontecimentos históricos definidores do século XX. Mais de trinta conferencistas, nacionais e estrangeiros, incluindo alguns dos maiores nomes das ciências humanas, destrincharão o tema durante quatro dias de cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros. O seminário pretende ir além da discussão acadêmica e promove um balanço do último século tomando a história da Revolução Russa e seus desdobramentos como eixo, com a finalidade de instigar novos caminhos para o pensamento contemporâneo.
Você precisa fazer login para comentar.