Product main image - 4813116b-e00c-4145-9c16-de5c12f4d4e1
image_d2dcebd4-cbe1-461d-b5c3-5a003d24cb3f
Interseccionalidade (capa sobre bordado)
Em uma exploração abrangente da interseccionalidade, as autoras esclarecem sua evolução, importância e aplicações. Abordando questões atuais, das lutas pelos direitos humanos ao feminismo negro no Brasil, oferecem uma compreensão clara e prática, apontando o caminho para uma sociedade mais justa.
Disponível também em

R$ 75,00

R$ 75,00 no PIX

Quantidade:


Calcule o frete e prazo de entrega

Disponível também em
A interseccionalidade se tornou tema recorrente nos círculos acadêmicos e militantes. Mas qual é o significado exato do termo e por que surgiu como ferramenta indispensável para pensar as desigualdades sociais de raça, classe, gênero, sexualidade, idade, capacidade e etnia?

Nesta obra, as autoras fornecem uma Introdução muito necessária ao campo do conhecimento e da práxis interseccional. Elas analisam o surgimento, o crescimento e os contornos do conceito e mostram como as estruturas interseccionais abordam temas diversos, como direitos humanos, neoliberalismo, política de identidade, imigração, hip hop, protestos sociais, diversidade, mídias digitais, feminismo negro no Brasil, violência e Copa do Mundo de futebol.

Escrito de maneira acessível e usando exemplos reais para ilustrar seus argumentos, o livro destaca o potencial da interseccionalidade para compreender as desigualdades e trazer mudanças orientadas à justiça social.
 

Trecho do livro

O uso da interseccionalidade como ferramenta analítica aponta para várias dimensões importantes do crescimento da desigualdade global. Primeiro, a desigualdade social não se aplica igualmente a mulheres, crianças, pessoas de cor, pessoas com capacidades diferentes, pessoas trans, populações sem documento e grupos indígenas. Em vez de ver as pessoas como uma massa homogênea e indiferenciada de indivíduos, a interseccionalidade fornece estrutura para explicar como categorias de raça, classe, gênero, idade, estatuto de cidadania e outras posicionam as pessoas de maneira diferente no mundo. Alguns grupos são especialmente vulneráveis às mudanças na economia global, enquanto outros se beneficiam desproporcionalmente delas. A interseccionalidade fornece uma estrutura de interseção entre desigualdades sociais e desigualdade econômica como medida da desigualdade social global.

Autoria de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge
Tradução de Rane Souza
Texto de orelha de Winnie Bueno
Capa de Flávia Bomfim (concepção e bordado © 2021)
Número de páginas: 288
Dimensões: 16 x 23 x 2 cm
Peso: 406,1 g
ISBN: 9786557170519
Encadernação: Brochura
Ano de publicação: 2021