Product main image - 4b990e4b-f739-4521-a753-01e1c2b69bd1
image_7e1179f5-d34b-4c0f-ba8e-0a0bd526b988
A utopia do socialismo
bússola para uma revolução sustentável
Autoria de Klaus Dörre
É possível uma mudança ecológica radical dentro das regras do capitalismo? Para Klaus Dörre, não haverá revolução sustentável que não seja também socialista. Em A utopia do socialismo: bússola para uma revolução sustentável, Dörre argumenta que uma sociedade capaz de superar democraticamente a lógica incessante de expropriação do espaço e dos bens comuns precisa ser socialista. Na obra, o alemão apresenta, com rigor analítico, um projeto de nova política para o século XXI.
Disponível também em e-book

R$ 85,00

ou em 1x de R$ 85,00 sem juros no cartão

Quantidade:


Calcule o frete e prazo de entrega

Disponível também em e-book
O livro percorre temas decisivos como a crise entre ecologia e economia, transição energética, automação e mundo do trabalho, bem-estar social, racionalidade produtiva e participação política. Em cada eixo, o socialismo sustentável emerge como proposta concreta de transição estrutural da relação entre sociedade e natureza.  

A proposta da obra integra reivindicações ecológicas, feministas, trabalhistas, antirracistas e indígenas a uma plataforma anticapitalista plural: “Dörre nos propõe um exercício de imaginação e oferece respostas sobre como transformar o regime de propriedade, a produção e a reprodução social, o consumo, o transporte, o trabalho, as formas de participação política e o direito. Sem utopia, diz, o socialismo não terá chance no século XXI. Sua tese é de que a crítica negativa não é mais suficiente para uma perspectiva política. É preciso mostrar que temos, sim, uma proposta objetiva para a transformação social e que ela é não só viável, mas talvez a única alternativa que nos separe da catástrofe e, até mesmo, da extinção”, escreve Bruna Della Torre no texto de orelha.  

Trecho do livro

As causas sistêmicas para a diminuição da dinâmica de crescimento podem ser encontradas não apenas na oferta, mas também na demanda. Embora a adaptação ao crescimento fraco seja possível em economias capitalistas, ao menos, em princípio, os capitalismos pré-industriais se baseavam em taxas de crescimento relativamente reduzidas e isso é politicamente muito difícil hoje, porque a pobreza, a precariedade e a desigualdade realmente aumentam em condições de baixo crescimento. Esses efeitos só poderiam ser evitados mediante a implementação de medidas de redistribuição, capazes de estabilizar o sistema. No entanto, tais medidas não têm sido aplicadas de forma consistente nos centros capitalistas. Uma vez que as constantes taxas de crescimento em queda geram apenas o retorno atrasado dos investimentos das empresas, a falta de redistribuição atua como amplificador de desigualdades.”

Autoria de

Apresentação de César Mortari Barreira e Guilherme Leite Gonçalves
Autoria de Klauss Dörre
Capa de Livia Viganó
Revisão da tradução de Guilherme Leite Gonçalves 
Texto de orelha de Bruna Della Torre 
Texto de quarta capa de Tithi Bhattacharya, Bob Jessop e Michael Burawoy
Tradução de César Mortari Barreira
Título original: Die Utopie des Sozialismus: 
Kompass für eine
Nachhaltigkeitsrevoluti 

Páginas: 272
Formato: 23cm x 16cm x 2cm
Peso: 431g
Ano Publicação: 2026
Encadernação: Brochura
ISBN: 9786557175552