Product main image - e6303ec8-241a-40eb-a3f7-000595cad5e8
image_3c775817-cb2a-4edc-a16c-a80e1c1f053f
Margem Esquerda 05
Autoria de Vários
Desde 2003 a Margem Esquerda, revista semestral da Boitempo, se dedica a enfrentar os principais desafios de nosso tempo histórico. Com rigor teórico e compromisso com a construção de um mundo justo e livre de opressões, cada edição apresenta dossiê temático, artigos, entrevistas com alguns dos principais teóricos do marxismo e ativistas políticos, além de poesias, resenhas e um ensaio visual.

R$ 47,00

R$ 47,00 no PIX

Quantidade:


Calcule o frete e prazo de entrega

A revista Margem Esquerda chega ao seu quinto Número trazendo uma entrevista com Leandro Konder. Intelectual de extensa história de reflexão e militância, Konder fala de suas vivências tanto no meio acadêmico quanto no PCB e no PT, e aponta suas expectativas para a reorganização da esquerda brasileira no governo Lula.

Outro destaque desta edição é o dossiê que trata do imperialismo nos dias de hoje, nas análises de David Harvey, Paulo Arantes, Domenico Losurdo, Giovanni Arrighi e Aldo Romero. Os autores jogam novas luzes e recuperam conceitos válidos quase 100 anos depois de Lenin ter definido o imperialismo como a etapa superior do capitalismo. Mais do que denunciar as atrocidades cometidas pela gestão Bush, essa seleção de textos procura detectar as mudanças ocorridas nas práticas de dominação internacional.

A revista traz também, entre outros artigos, Ricardo Antunes, autor de Os sentidos do trabalho, destrinchando o projeto e os objetivos da reforma sindical proposta pelo governo Lula. Carlos Nelson Coutinho, especialista em Gramsci, analisa a relação da obra do pensador italiano com o Sul do mundo. E em lembrança aos 100 anos da Revolução de 1905, um texto clássico do Trotsky sobre o soviete de Petrogrado.

Além de resenhas, notas de leitura de O poder americano, de José Luís Fiori, uma homenagem de Leda Paulani à Celso Furtado e duas novidades: pela primeira vez, Margem Esquerda publica os desenhos de Antonio Dias, abrindo espaço para outras formas de expressão do pensamento crítico; e a possibilidade do leitor assinar a revista, recebendo-a em casa.
 
Número de páginas: 224
Dimensões: 23 x 16 x 1 cm
Peso: 315,9 g
ISBN: 9771678768405
Encadernação: Brochura
Ano de publicação: 2005