Product main image - a7b1f58a-b03a-4e69-8463-9701884a865b
image_1d06ff8c-7c2b-407a-b85c-52e29ab78e9c
Margem Esquerda 45
A crise do imperialismo
As guerras tarifárias de Trump colocaram o Brasil no centro de um debate sobre imperialismo contemporâneo, soberania e os rumos da extrema direita global. Mas quanto há de método e quanto há de desespero nas bravatas do magnata em seu retorno à presidência dos Estados Unidos? Qual é o lugar dos EUA no tabuleiro geopolítico? O termo “imperialismo” ainda carrega poder explicativo nesse quadro? A quantas anda a relação entre Estados nacionais e corporações transnacionais diante da ascensão das big techs? Como interpretar o caldo de conflagração social desse hegemon em declínio ainda assombrado pela desindustrialização? Essas são algumas das questões enfrentadas pelo dossiê de capa desta Margem Esquerda, coordenado por Luiz Felipe Osório e Tiago Ferro.

De R$ 47,00 por

R$ 42,30

Quantidade:


Calcule o frete e prazo de entrega

O entrevistado desta edição é o mais importante historiador marxista em atividade no Brasil hoje. Fernando Novais repassa sua trajetória intelectual e discute os atuais desafios historiográficos do materialismo histórico. Na seção de artigos, Marcos Queiroz faz um balanço da última década do movimento negro brasileiro à luz da obra de Frantz Fanon; Nathalia Colli escreve sobre a trilogia da vida operária de Roniwalter Jatobá; Pierre Madelin pensa a atualidade do conceito de ecofascismo diante da ascensão da extrema direita mundial. 

A trajetória exemplar de Amílcar Cabral é tema de um poderoso discurso de Walter Rodney recuperado na seção “Documento”. Francis Vogner dos Reis assina uma comovente “anti-homenagem” ao espírito crítico de Jean-Claude Bernadet e Emir Sader presta tributo ao humanismo de Pepe Mujica. Quatro publicações recentes são foco de apreciações críticas de Natan Oliveira, Frederico Daia Firmiano, Matheus Camargo Jardim e Cecília Brancher Oliveira: O essencial de Marx e Engels, organizado por Marcello Musto, A educação ambiental anticapitalista, de Henrique Novais, Imediatez: ou o estilo do capitalismo tardio demais, de Anna Kornbluh, e Pensar após Gaza, de Franco “Bifo” Berardi. Com ensaio visual da artista plástica australiana Illma Gore e poesia do cantor e compositor Woody Guthrie, a edição conta ainda com ensaios de Michael Löwy e Juliana Paula Magalhães. 
Autoria de Ana Garcia, Antonio Carlos Mazzeo, Ivana Jinkings, Luiz Bernardo Pericás, Carlos Eduardo Martins, Cecília Brancher, Claudio Katz, Daniel Maurício de Aragão, Emir Sader, Flávio Wolf de Aguiar, Francis Vogner dos Reis, Francisco Klinger Carvalho, Francisco López Segrera, Frederico Daia Firmiano, Juliana Paula Magalhães, Luiz Felipe Osório, Marcos Queiroz, Matheus Camargo Jardim, Michael Löwy, Natan oliveira, Nathalia Colli, Pierre Madelin, Tiago Ferro e Walter Rodney.
Capa de Ilma Gore (Rise Up Thy Young Blood, em parceria com coletivo Indecline, 2017) 
Entrevista de Fernando Novais 
Ensaio visual de Illma Gore 
Dossiê: A crise do imperialismo 
Páginas: 160
Formato: 23cm x 16cm x 2cm
Peso: 230g
Ano Publicação: 2025
Encadernação: Brochura
ISBN: 9771678768445