Rádio Boitempo: um podcast para todas as esquerdas | 1ª temporada
Já está no ar a Rádio Boitempo: um podcast para todas as esquerdas!
Com episódios às quintas-feiras, o podcast da editora Boitempo traz entrevistas, debates, séries e leituras essenciais para a esquerda radical, para a esquerda caviar, para a esquerda liberal, para a esquerda festiva, para a esquerda cansada e para a esquerda vacinada.
A temporada de 2022 tem como tema central a democracia. Na primeira semana do mês teremos o quadro Conversas camaradas, em que convidados especiais se unem à equipe da editora para debater um de nossos últimos lançamentos. Na segunda semana é a vez Léxico Marx, quadro em que conceitos-chave do instrumental marxiano serão destrinchados por alguns dos maiores estudiosos da obra do nosso barbudo predileto. Já na terceira semana, autoras, amigas e parceiras da editora leem trechos preferidos de livros centrais para a sua biblioteca no quadro Megafone. Por fim, na última semana do mês recuperamos debates e aulas da TV Boitempo conectados ao tema da temporada no Acervo Boitempo. E ainda teremos alguns episódios extras com surpresas para os nossos ouvintes. Siga a Rádio Boitempo no seu agregador de podcasts preferido e não perca nenhum episódio!
Temporada 2022 – Democracia
No primeiro episĂłdio de Conversas camaradas recebemos Nubia Moreira e Thiago Amparo para uma conserva sobre o livro Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crĂtica, lançamento da sociĂłloga estadunidense Patricia Hill Collins. Qual o lugar do livro na obra da autora? Como a interseccionalidade pode ser uma ferramenta de transformação da ordem social? Qual a relação entre interseccionalidade e justiça social? Essas e outras questões sĂŁo debatidas pelos nossos convidados juntamente com LĂgia Colares, da equipe de comunicação da editora Boitempo.
Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crĂtica, de Patricia Hill Collins
Interseccionalidade, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge
Pensamento feminista negro: conhecimento, consciĂŞncia e a polĂtica do empoderamento, de Patricia Hill Collins
Margem Esquerda #32, com o artigo “Por uma polĂtica de empoderamento”, de Patricia Hill Collins
Assista também ao debate de lançamento de Bem mais que ideias na TV Boitempo, nosso canal do YouTube, com Bruna Pereira, Elaini Gonzaga e mediação de Sara Wagner.
No primeiro episĂłdio de LĂ©xico Marx, quadro em que conceitos-chave do instrumental marxiano serĂŁo destrinchados por alguns dos maiores estudiosos da obra do nosso barbudo predileto, Mauro Iasi introduz o multifacetado conceito de “ideologia”. O professor da Escola de Serviço Social da UFRJ comenta o lugar do conceito no interior da teoria marxiana, discutindo sua relação com as temáticas da alienação, da crĂtica da religiĂŁo e da dominação burguesa, explicando os mecanismos de operação da ideologia no interior do sistema capitalista.
A ideologia alemĂŁ, de Karl Marx e Friedrich Engels
CrĂtica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
O capital: crĂtica da economia polĂtica, de Karl Marx
No primeiro episĂłdio de Megafone, quadro em que autoras, amigas e parceiras da editora leem trechos preferidos de livros centrais para a sua biblioteca, VirgĂnia Fontes lĂŞ os Grundrisse, de Karl Marx. A historiadora e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresenta o ponto sobre o mĂ©todo da economia polĂtica presente na lendária obra de Marx.
Grundrisse, de Karl Marx
No primeiro episĂłdio do Acervo Boitempo, quadro em que resgatamos debates e aulas da TV Boitempo conectados ao tema da temporada, recuperamos uma das aulas mais vistas em nosso canal do YouTube: uma breve histĂłria da democracia, com Marilena Chaui, filĂłsofa e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e CiĂŞncias Humanas da USP. A aula fez parte do Seminário Democracia em colapso, realizado pelo Sesc SĂŁo Paulo e pela Boitempo, em 2019. Marilena Chaui explicita como o nascimento da polĂtica na GrĂ©cia dá origem Ă democracia, conceito que desaparece no decorrer da histĂłria ocidental atĂ© ressurgir como democracia liberal (no sĂ©culo XIX) e como democracia social (no sĂ©culo XX). Neste amplo panorama da democracia ao longo da histĂłria mundial, sĂŁo ainda abordadas as diferenças entre essas duas formas democráticas e sua destruição pelo neoliberalismo.
O livreto “Democracia em colapso” pode ser baixado gratuitamente em formato PDF clicando aqui.
Neste episĂłdio extra da Rádio Boitempo selecionamos um trecho do histĂłrico audiolivro do Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, narrado por JosĂ© Paulo Netto e disponĂvel nas principais lojas de audiolivros do Brasil. Proletários de todos os paĂses, uni-vos!
Adquira o audiolivro completo do Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
Neste segundo episĂłdio de Conversas camaradas recebemos Ingrid Cyfer e Nathalie Bressiani para uma conserva sobre o livro Justiça interrompida: reflexões crĂticas sobre a condição “pĂłs-socialista”, lançamento da filĂłsofa estadunidense Nancy Fraser. O que seria a condição pĂłs-socialista? Como os conceitos de redistribuição e reconhecimento se relacionam e qual sua importância para a justiça social? Qual feminismo Ă© defendido pela autora e com quais teĂłricas ela dialoga? Essas e outras questões sĂŁo debatidas pelas nossas convidadas juntamente com Tulio Candiotto, da equipe de comunicação da editora Boitempo.
Justiça interrompida: reflexões crĂticas sobre a condição “pĂłs-socialista”, de Nancy Fraser
Feminismo para os 99%: um manifesto, de Nancy Fraser, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya
Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crĂtica, de Nancy Fraser e Rahel Jaeggi
Assista tambĂ©m ao debate de lançamento de Justiça interrompida: reflexões crĂticas sobre a condição “pĂłs-socialista”, na TV Boitempo, nosso canal do YouTube, com Ana Claudia Lopes, Flávia Biroli e Nathalie Bressiani e mediação de Beatriz Rodrigues Sanchez.
No segundo episódio de Léxico Marx, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes apresenta o conceito marxiano de alienação, desde sua primeira formulação nos Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, até seu sentido na obra marxiana tardia, ressaltando sua atualidade para entender o mundo hoje.
Manuscritos econĂ´mico-filosĂłficos, de Karl Marx
CrĂtica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
O capital: crĂtica da economia polĂtica, de Karl Marx
A ideologia alemĂŁ, de Karl Marx e Friedrich Engels
A teoria da alienação em Marx, de István Mészáros
Neste segundo episódio de Megafone, Rita von Hunty lê o prefácio de Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade, de Raymond Williams, no quadro em que autoras, amigas e parceiras da editora leem trechos preferidos de livros centrais para a sua biblioteca.
Palavras-chave, de Raymond Williams
Neste segundo episĂłdio do Acervo Boitempo recuperamos a conversa “Psicanálise como crĂtica”, com Christian Dunker, Vera Iaconelli e mediação de Paulo Bueno, que faz parte da sĂ©rie “Democracia no divã”, em que Christian Dunker recebe diversos convidados para pensar como a psicanálise contribui para a tradição crĂtica, para a reflexĂŁo histĂłrica sobre a democracia e tambĂ©m para a revalorização da palavra em sua ação direta pelos sujeitos. A sĂ©rie marca o lançamento de Lacan e a democracia: clĂnica e crĂtica em tempos sombrios, de Christian Dunker.
Lacan e a democracia, de Christian Dunker
O ódio à democracia, de Jacques Rancière
A difĂcil democracia, de Boaventura de Sousa Santos
Brasil: neoliberalismo versus democracia, de Alfredo Saad Filho e Lecio Morais
Democracia contra capitalismo, de Ellen Meiksins Wood
Democracia e luta de classes, de VladĂmir LĂŞnin
Gênero, neoconservadorismo e democracia, de Flávia Biroli, Maria das Dores Campos Machado e Juan Marco Vaggione
Brasil: uma biografia nĂŁo autorizada, de Francisco de Oliveira
A democracia pode ser assim, de Equipo Plantel
Assista os demais episódios da série “Democracia no divã”, com Christian Dunker recebendo Maria Homem, Guilherme Boulos, Vladimir Safatle e Alysson Mascaro.
Neste episĂłdio de Conversas camaradas recebemos Antonio Carlos Mazzeo e Renata Cotrim para um debate sobre os 100 anos do PCB e a obra de um de seus fundadores: Astrojildo Pereira. Qual o contexto nacional e internacional de fundação do PCB em 1922? Qual o papel de Astrojildo Pereira nesse processo? Como Astrojildo Pereira articulou polĂtica e cultura em seus escritos e qual a atualidade de suas análises sobre o fascismo? Essas e outras questões sĂŁo respondidas pelos nossos convidados juntamente com Isabella Meucci, da equipe de comunicação da editora Boitempo.
Sinfonia inacabada, de Antonio Carlos Mazzeo
URSS Itália Brasil, de Astrojildo Pereira
Interpretações, de Astrojildo Pereira
Machado de Assis: ensaios e apontamentos avulsos, de Astrojildo Pereira
Formação do PCB: 1922-1928, de Astrojildo Pereira
CrĂtica impura, de Astrojildo Pereira
O revolucionário cordial, de Martin Cezar Feijó
Assista também à série de debates de lançamento da Coleção Astrojildo Pereira na TV Boitempo, com nomes como José Paulo Netto, Joselia Aguiar, Marcos Del Roio, Sofia Manzano, Flávio Aguiar e Marly Vianna.
No terceiro episĂłdio de LĂ©xico Marx a historiadora VirgĂnia Fontes apresenta o famigerado conceito de “acumulação primitiva” no interior da obra de Marx. Explicando o contexto e as origens do conceito no Livro I de O Capital, ela discute tambĂ©m os debates posteriores em torno dele, feitos por LĂŞnin, Rosa Luxemburgo e David Harvey, entre outros, e reflete sobre sua atualidade no capitalismo contemporâneo.
O Capital, de Karl Marx
A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI, de David Harvey
Os sentidos do mundo: textos essenciais, de David Harvey
O que fazer?: questões candentes de nosso movimento, de VladĂmir LĂŞnin
As armas da crĂtica: antologia do pensamento de esquerda, com textos de Karl Marx, Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, Antonio Gramsci, Leon TrĂłtski e VladĂmir LĂŞnin
No terceiro episódio de Megafone a economista Leda Paulani lê um trecho de O Capital no qual Marx escreve sobre o papel do dinheiro e do crédito na sociedade capitalista e sobre a contradição entre mercadoria e dinheiro nos momentos de crise.
O Capital, de Karl Marx
Brasil Delivery: servidĂŁo financeira e estado de emergĂŞncia econĂ´mico, de Leda Paulani
Modernidade e discurso econĂ´mico, de Leda Paulani
Os limites do capital, de David Harvey
No terceiro episĂłdio do Acervo Boitempo recuperamos a aula “Formas de organização polĂtica: partidos, sindicatos, movimentos sociais”, com o cientista polĂtico Luis Felipe Miguel, que fez parte do Seminário Internacional Democracia em colapso?, realizado pelo Sesc SĂŁo Paulo e pela Boitempo em 2019. Luis Felipe Miguel discute as mĂşltiplas formas de organização polĂtica e seu papel na construção dos sentidos atuais de democracia. AlĂ©m disso, explora a maneira como partidos polĂticos, sindicatos e movimentos sociais organizados se posicionam entre si e perante as instituições em processos movidos por contradições.
O livreto “Democracia em colapso” pode ser baixado gratuitamente em formato PDF clicando aqui.Dominação e resistĂŞncia: desafios para uma polĂtica emancipatĂłria, de Luis Felipe Miguel
Ninguém disse que seria fácil, de Valerio Arcary
Camarada, de Jodi Dean
Feminismo e polĂtica: uma introdução, de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli
O Ăłdio como polĂtica: a reinvenção das direitas no Brasil, de Esther Solano (org.)
Brasil: neoliberalismo versus democracia, de Alfredo Saad Filho e Lecio Morais
Gênero, neoconservadorismo e democracia, de Flávia Biroli, Maria das Dores Campos Machado e Juan Marco Vaggione
Lacan e a democracia, de Christian Dunker
Brasil: uma biografia nĂŁo autorizada, de Francisco de Oliveira
Neste episĂłdio recebemos Esther Solano e Valerio Arcary para uma conversa sobre militância polĂtica, feminismo e disputa eleitoral. Como agir diante da ascensĂŁo conservadora em que vivemos? Como fazer a militância e o feminismo dialogarem com as bases? De que maneira os erros e acertos do passado podem orientar nossas ações futuras? Essas e outras questões sĂŁo respondidas pelos nossos convidados em uma conversa com LĂgia Colares, da equipe de comunicação da editora Boitempo.
Ninguém disse que seria fácil, de Valerio Arcary
Feminismo em disputa, de Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano
Assista também ao debate Misoginia, gênero e eleições: como debater com feministas conservadoras? no nosso canal do YouTube, que marcou o lançamento do livro Feminismo em disputa, com Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano, mediação de Beatriz Rodrigues Sanchez.
Neste episĂłdio, o cientista polĂtico Marcos Del Roio apresenta o conceito marxiano de Estado: sua gĂŞnese, função e estrutura no interior da sociedade capitalista, bem como as perspectivas para sua abolição.
O Capital, de Karl Marx
CrĂtica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
A ideologia alemĂŁ, de Karl Marx e Friedrich Engels
O 18 de Brumário de LuĂs Bonaparte, de Karl Marx
A guerra civil na França, de Karl Marx
Sobre a questĂŁo judaica, de Karl Marx
Neste episódio, o historiador João Carvalho lê um trecho de A linguagem do império: léxico da ideologia estadunidense, de Domenico Losurdo.
Obras de Losurdo publicadas pela Boitempo:
A linguagem do império: léxico da ideologia estadunidense
A luta de classes: uma histĂłria polĂtica e filosĂłfica
Guerra e revolução: o mundo um século após Outubro de 1917
O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer
Hegel e a liberdade dos modernos
Colonialismo e luta anticolonial: desafios da revolução no século XXI
A questĂŁo comunista: histĂłria e futuro de uma ideia
Assista a aula de introdução a Domenico Losurdo, conduzida por Jones Manoel, na TV Boitempo.
Conheça Domenico Losurdo.
No quarto episĂłdio do Acervo Boitempo recuperamos a aula “Democracia e revolução”, com a historiadora VirgĂnia Fontes, que fez parte do Seminário Internacional Democracia em colapso?, realizado pelo Sesc SĂŁo Paulo e pela Boitempo em 2019. VirgĂnia Fontes parte da contextualização das definições de democracia a fim de apreendĂŞ-la como processo de reivindicações e de lutas sociais para assegurar igualdade e liberdade. A exposição passa ainda pela conquista da emancipação polĂtica e pela crescente contenção do teor democrático nos paĂses capitalistas. Assim, expõe as mĂşltiplas faces e escalas das revoluções (polĂtica, econĂ´mica, social, cultural).
O livreto “Democracia em colapso” pode ser baixado gratuitamente em formato PDF clicando aqui. Democracia e luta de classes, de VladĂmir LĂŞnin
Duas táticas da social-democracia na revolução democrática, de VladĂmir LĂŞnin
O ódio à democracia, de Jacques Rancière
Democracia contra capitalismo, de Ellen Meiksins Wood
Ninguém disse que seria fácil, de Valerio Arcary
Camarada, de Jodi Dean
O Ăłdio como polĂtica: a reinvenção das direitas no Brasil, de Esther Solano (org.)
Brasil: neoliberalismo versus democracia, de Alfredo Saad Filho e Lecio Morais
Lacan e a democracia, de Christian Dunker
Brasil: uma biografia nĂŁo autorizada, de Francisco de Oliveira
Neste episódio extra da Rádio Boitempo, Ricardo Antunes analisa a sucessão de devastações do mundo do trabalho nos últimos anos: a contrarreforma trabalhista, a liberação da terceirização total, a PEC do fim do mundo, a legalização do trabalho intermitente, a carteira verde e amarela e a contrarreforma da previdência. Antunes comenta os desafios para superar essa situação e qual o papel de uma candidatura e de um governo de esquerda.
Capitalismo pandĂŞmico, de Ricardo Antunes
O privilégio da servidão, de Ricardo Antunes
Uberização, trabalho digital e indústria 4.0, de Ricardo Antunes
O solo movediço da globalização: trabalho e extração mineral na Vale S.A, de Thiago Aguiar
“É tudo novo”, de novo: as narrativas sobre grandes mudanças no mundo do trabalho como ferramenta do capital, de Vitor Araujo Filgueiras
Sub-humanos: o capitalismo e a metamorfose da escravidĂŁo, de Tiago Muniz Cavalcanti
Confira o especial Brasil em disputa na TV Boitempo!
Neste episĂłdio recebemos Alysson Mascaro e Daniela Mussi para uma conversa sobre o passado, presente e futuro do fascismo. No mĂŞs em que se completam os 100 anos da marcha sobre Roma, que colocou Benito Mussolini no poder, qual a atualidade do fenĂ´meno do fascismo? Como o marxismo compreende o fascismo? De que maneira o Brasil tem sido afetado pelo crescimento da extrema-direita e quais as tarefas histĂłricas da esquerda nesse momento, apĂłs os resultados do primeiro turno das eleições? Essas e outras questões sĂŁo debatidas pelos nossos convidados juntamente com Tulio Candiotto, da equipe de comunicação da editora. CrĂtica do fascismo, de Alysson Mascaro
Crise e golpe, de Alysson Mascaro
Estado e forma polĂtica, de Alysson Mascaro
Fascismo, de Evguiéni B. Pachukanis
Assista tambĂ©m ao debate de lançamento de CrĂtica do fascismo na TV Boitempo, nosso canal do YouTube, que contou com a participação de Alysson Mascaro, Camilo Onoda Caldas e Juliana Paula MagalhĂŁes, com mediação de Thais Hoshika.
No quinto episĂłdio de LĂ©xico Marx, o historiador Antonio Carlos Mazzeo apresenta o conceito de “bonapartismo” cunhado por Karl Marx, desde sua origem na obra O 18 de Brumário de LuĂs Bonaparte atĂ© sua atualidade para compreender fenĂ´menos polĂticos como o fascismo e os golpes de Estado de ontem e hoje. O 18 de Brumário de LuĂs Bonaparte, de Karl Marx
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels
Estado e burguesia no Brasil, de Antonio Carlos Mazzeo
Neste episódio, Hiago Soares lê um trecho de Homens ou máquinas? Escritos de 1916 a 1920, de Antonio Gramsci. Homens ou máquinas? Escritos de 1916 a 1920, de Antonio Gramsci
Odeio os indiferentes, de Antonio Gramsci
O rato e a montanha, de Antonio Gramsci
Dicionário gramsciano (1926-1937), de Guido Liguori e Pasquale Voza (orgs.)
Antonio Gramsci, o homem filĂłsofo, de Gianni Fresu
Os prismas de Gramsci, de Marcos Del Roio
De Rousseau a Gramsci, de Carlos Nelson Coutinho
Assista ao lançamento de Homens ou máquinas?, com Luciana Aliaga, Marcos Del Roio, Rita Coitinho e Sabrina Areco (mediação), na TV Boitempo.
Neste episódio, recuperamos o debate “Eleições, multidões e partido”, com Jones Manoel, Juliane Furno, Vladimir Safatle e Bárbara Krauss (mediação). A conversa recente ocorreu logo após o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 e marcou o lançamento de Multidões e partido, de Jodi Dean. Multidões e partido, de Jodi Dean
Camarada, de Jodi Dean
Neste episĂłdio, o sociĂłlogo do trabalho Ruy Braga apresenta as origens e os sentidos do conceito fundamental de proletariado no interior da obra de Marx.
O Capital, de Karl Marx
CrĂtica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
A ideologia alemĂŁ, de Karl Marx e Friedrich Engels
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels
Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
Miséria da filosofia, de Karl Marx
Neste episĂłdio recebemos Raquel Barreto e Vilma Reis para conversar sobre Angela Davis, Ăcone dos movimentos negro e feminista e da luta pelos direitos civis, incansável defensora da liberdade contra todas as formas de opressĂŁo. Como os escritos sobre neoliberalismo, racismo, opressões de gĂŞnero, raça e classe feitos por Davis se relacionam com o Brasil? De que tipo de liberdade fala a autora e que outros futuros possĂveis ela defende? Essas e outras questões sĂŁo debatidas pelas nossas convidadas juntamente com LĂgia Colares, da equipe de comunicação da editora. O sentido da liberdade, de Angela Davis
Uma autobiografia, de Angela Davis
Mulheres, raça e classe, de Angela Davis
Mulheres, cultura e polĂtica, de Angela Davis
A liberdade Ă© uma luta constante, de Angela Davis
Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia, de Angela Davis e Naomi Klein
Margem Esquerda #38, com artigo de Angela Davis sobre a “Dialética negativa”, de Theodor W. Adorno
Margem Esquerda #33, com artigo de Angela Davis sobre a “Liberdade para a comunidade LGBT”
Margem Esquerda #30, com artigo de Angela Davis sobre os legados de Herbert Marcuse
Assista também ao debate de lançamento de O sentido da liberdade, com Preta Ferreira e Zélia Amador de Deus, mediação de Anne Quiangala.
Neste episĂłdio, o sociĂłlogo Deivison Faustino lĂŞ um trecho de O capital, de Karl Marx, destacando a crĂtica do autor ao colonialismo, mais tarde retomada por Frantz Fanon. O capital, de Karl Marx
Escritos polĂticos, de Frantz Fanon
Neste episĂłdio, recuperamos a aula “Democracia na AmĂ©rica Latina”, em que Antonio Carlos Mazzeo aborda a histĂłria da democracia no contexto latino-americano, elaborando um abrangente balanço das experiĂŞncias polĂticas na regiĂŁo. A aula fez parte do Seminário Internacional Democracia em colapso?, realizado pelo Sesc SĂŁo Paulo e pela Boitempo em 2019.
O livreto “Democracia em colapso” pode ser baixado gratuitamente em formato PDF clicando aqui. Estado e burguesia no Brasil, de Antonio Carlos Mazzeo
O vĂ´o de Minerva, de Antonio Carlos Mazzeo
Democracia e luta de classes, de VladĂmir LĂŞnin
Duas táticas da social-democracia na revolução democrática, de VladĂmir LĂŞnin
O ódio à democracia, de Jacques Rancière
Democracia contra capitalismo, de Ellen Meiksins Wood
O Ăłdio como polĂtica: a reinvenção das direitas no Brasil, de Esther Solano (org.)
Brasil: neoliberalismo versus democracia, de Alfredo Saad Filho e Lecio Morais
Lacan e a democracia, de Christian Dunker
Brasil: uma biografia nĂŁo autorizada, de Francisco de Oliveira
Neste episĂłdio, o filĂłsofo do direito Alysson Mascaro apresenta o sentido da famosa afirmação de Marx de que a religiĂŁo seria “o Ăłpio do povo“. Para alĂ©m das interpretações mais rasteiras da ideia, Mascaro apresenta o contexto e as origens da passagem na introdução de 1844 ao livro CrĂtica da filosofia do direito de Hegel, a situa no interior do projeto intelectual e polĂtico mais amplo de Marx, e restabelece seu sentido mais profundo e propriamente dialĂ©tico.
CrĂtica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
O Capital, de Karl Marx
A ideologia alemĂŁ, de Karl Marx e Friedrich Engels
Estado e forma polĂtica, de Alysson Mascaro
Crise e golpe, de Alysson Mascaro
CrĂtica do fascismo, de Alysson Mascaro
Neste episĂłdio especial de final de ano, Kim Doria, da equipe de comunicação da Boitempo, lĂŞ “Um conto de Natal”, uma homenagem marxista ao espĂrito natalino escrita pelo britânico China MiĂ©ville. “Um conto de Natal”, de China MiĂ©ville
“Marxismo e fantasia”, artigo de China Miéville na Margem Esquerda #23
A cidade e a cidade, de China Miéville
Estação perdido, de China Miéville
Outubro: história da revolução russa, de China Miéville

Neste episódio especial de final de ano, Ivana Jinkings, fundadora e editora da Boitempo, faz uma retrospectiva de 2022, destacando os desafios enfrentados neste ano, mas também as principais contribuições da editora ao debate e à construção da resistência. Em 2023, seguiremos acreditando no poder transformador da leitura para que ela nos ajude a moldar um mundo radicalmente democrático e socialmente justo. O futuro recomeçou. O melhor da TV, Rádio e Blog Boitempo em 2022
A Rádio Boitempo tem coordenação de Isabella Meucci e Kim Doria, produção executiva de Isabella Meucci e LĂgia Colares, roteiros de Isabella Meucci, LĂgia Colares e Tulio Candiotto, edição de som de Fabiana Gibim e Jessica Soares, arte de Uva Costriuba e apoio de Marissol Robles e Marina Valeriano.
VocĂŞ precisa fazer login para comentar.